Frases

"Sofrimento é passageiro, desistir é pra sempre"

4 de março de 2010

Voluntariado

Há algum tempo vinha pensando em ocupar o meu tempo livre ajudando alguma ONG. Desde que trabalhei em uma Family Store do Exército da Salvação na Nova Zelândia, senti como ajudar faz bem a alma.

Hoje em dia, vemos milhares de ONGs com projetos e áreas de atuação diferentes, porém, um único objetivo: AJUDAR! Podendo ser ao meio ambiente, crianças de rua, comunidades, idosos, deficientes físicos, animais e etc.

Existem também muitas pessoas que se voluntariam para ajudar essas ONGs. Porém, muitas vezes, “o que a pessoa está disposta a fazer, nem sempre atende a necessidade do momento”, diz Renee Amorim das Casas Taiguara.

Nós não pensamos nisto quando nos dispomos a ajudar. Mas por exemplo, um professor de inglês, que se dispõe a ajudar a ONG, oferecendo aulas gratuitas, pode muitas vezes estar se dispondo de um serviço que já existe, ou que não é prioridade do momento. Ou seja, a ONG pode já ter esse serviço prestado por outra pessoa, ou mesmo estar necessitando outras coisas como: captação de recursos, materiais, alimentos, entre outros.

Isso não significa que essa pessoa disposta a ajudar não serve. Pelo contrário, esta pessoa tem muita importância, porém, esta deve ser flexível ao trabalho que melhor convém para ajudar a ONG.

Ontem, fui às Casas Taiguara para oferecer-me como Voluntário. As Casas Taiguara têm como objetivo abrigar crianças e adolescentes de rua, dando todo o suporte e auxilio às mesmas, com moradia, atividades sociais e esportivas, alimentação, etc.

Desta maneira, ao me oferecer como Voluntário, primeiramente, pensei em prestar algum serviço junto às crianças, como aulas de Inglês, Informática, Esportes. Porém, após uma conversa com Renee, percebi que há muito mais coisas por trás do objetivo final da ONG. Por exemplo, buscar maneiras, parcerias e entre outras coisas que possam gerar recursos suficientes para a sobrevivência da ONG.

Portanto, há muitas maneiras de ajudarmos ao próximo, seja presencialmente, seja com doações, parcerias, entre muitas outras.

No próximo Post, falarei sobre uma das maneiras encontrada pelas Casas Taiguara, para gerar recursos, que apenas tira proveito de um benefício fiscal a qual o Governo Paulista oferece ao cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário