Dinheiro: meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição.
Por que o dinheiro é tão importante?
Bom, muitas pessoas acreditam ser a coisa mais importante do mundo, pois quando se têm qualquer coisa torna-se possível. Com esse pensamento, as pessoas fazem de tudo para ter mais e mais dinheiro. Com dinheiro, se compra casas, carros, lanchas, roupas de marca, etc. Com ele, se obtêm Status, Luxo e Poder. E é o que todos desejam. Ou quase todos.
Porém, o grande problema é como fazer para ganhá-lo.
Existem pessoas que vêm de berço, e pouco precisam fazer para ganhar mais e mais dinheiro. Casos de herança, negócios de família, etc.
Muitas pessoas estudam anos e anos, trabalham arduamente para ganhar seu dinheiro, pagar suas contas, e se possível guardar um pouco no final do mês.
Já outros, preferem um caminho mais fácil: o do CRIME. E neste caso, incluo todos os tipos. Desde o batedor de carteira da Praça da Sé, até o Político corrupto que sai com dinheiro na meia e na cueca.
Existem também outros meios, em que as pessoas se rebaixam e/ou ridicularizam a si mesmos nos chamados Reality Shows, onde colocam suas emoções à mostra, em busca de um carro, moto, dinheiro ou mesmo fama.
Assistindo hoje ao BBB 10 (Big Brother Brasil 10), notei que as pessoas mutilam as outras ou mesmo a si próprias, esquecendo valores, ética e princípios que antes lhe pertenciam. Tudo por dinheiro!
A ambição é o que faz com que nos submetamos a procurar a maneira mais fácil de ganhar dinheiro. Seja roubando, seja participando de programas ou situações que proporcionam o ganho rápido.
A grande questão é que a maioria das pessoas, não sabe nem como ganhar dinheiro, nem como mantê-lo. Ou seja, não sabem como o dinheiro funciona.
Vemos muitos ganhadores de loteria, com milhões de reais que após alguns anos, acabam voltando ao mesmo patamar anterior, ou muitas vezes pior, por não saberem como administrar o dinheiro ganho.
Aí novamente nos perguntamos: Por que o dinheiro é tão importante?
A resposta está não no dinheiro físico em si, mas no que este representa e como é utilizado.
Sempre ouvimos frases do tipo “Os ricos estão cada vez mais ricos”, “Os pobres cada vez mais pobres”, “O governo tira todo nosso dinheiro”, “Isso não é justo!”, “Se eu tivesse mais dinheiro, poderia fazer isso, aquilo, etc...”.
Eu, pessoalmente, sou apenas um aprendiz dessa “coisa” tão importante que movimenta milhões de negócios e pessoas.
Ao reler o Best-Seller “Rich Dad, Poor Dad” (Pai Rico, Pai Pobre), de Robert T. Kiyosaki, hoje com mais experiência – desde a primeira vez, quando estava no 1º ano da faculdade – pude entender muito mais como funcionam estas questões de dinheiro. Ricos vs. Classe Média/Pobres.
Não sou nenhum especialista no assunto, como já disse anteriormente, mas exponho o objetivo principal do livro é demonstrar como agem os ricos e como agem os outros (classe média, pobres) com dinheiro (renda), despesas e impostos.
Frase clássica do livro: “Não trabalhe pelo dinheiro. Faça o dinheiro trabalhar pra você.”
Desta maneira, ao invés de ficar pensando em como gravar um vídeo para participar do próximo BBB, ou ficar na fila de lotéricas para apostar na Mega-Sena, ou pensar em passar a perna em alguém, pegando dinheiro que não lhe é direito, aconselho a dar uma lida no livro e refletir sobre as possibilidades (e são muitas) que existem para ganharmos dinheiro.
Fica aí a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário