Frases

"Sofrimento é passageiro, desistir é pra sempre"

9 de março de 2010

2012

O cinema é o melhor meio de simular, criar ou mostrar temas do cotidiano, previsões e ou possíveis invenções do futuro. Seja ele, por um lado cômico, romântico, aterrorizante ou simplesmente real. Muitos filmes já retrataram o chamado “fim do mundo”, através de dominações extraterrestres, insetos ou de ações da natureza, incontroladas pelo homem, mas possivelmente conseqüente de ações do ser humano.

Filmes como “Independence Day” (1996), “Armageddon” (1998), “O dia depois de amanhã” (2004) e o mais recente “2012” (2009), retratam bem o que as mudanças climáticas que vem ocorrendo atualmente, podem gerar num momento “x” de nossas vidas.

Apesar de ainda não ter assistido este último, acredito que estes filmes vão deixar de ser apenas uma ficção, para se tornarem cada vez mais reais. Isso porque as previsões e o controle sobre o Meio Ambiente estão se tornando incontroláveis e mais complicados, em razão dos desequilíbrios ambientais, mais conhecidos como “El Niño” e “La Niña”.

Há muitos anos, sofremos com enchentes aqui em São Paulo. Isso não é uma novidade. Porém, neste ano de 2010, não foram só as enchentes diárias com que nos deparamos, não só em São Paulo, mas no Brasil e também no Mundo todo, como as tragédias do Haiti e há poucos dias no Chile.

Desmoronamentos de terra, chuvas tempestuosas, enchentes e mais enchentes, terremotos, tsunamis, tornados...

Que desastre ambiental será o próximo? Quando? E a pergunta que nos deixa mais aflitos: AONDE SERÁ?

Muitos já antecipam 2010 como o ano das tragédias e de repente o fim do mundo. Eu não acredito nisso. Mas se as coisas continuarem assim, 2012 pode ser um forte candidato para “sediar” este tão importante, assustador e comentado evento, chamado “O FIM DO MUNDO”.

Um comentário: