Gostaria de dedicar os próximos posts ao Documentário feito por um grande amigo, Alessandro Abate (jornalista), sobre o tão ilustre FUTEBOL DE VÁRZEA.
O Alê e amigos da escola, criaram o Ouro Preto Futebol & Amigos, após o término do 2º Grau, para poderem continuar jogando bola. Em 2002, iniciaram então a participação em Campeonatos e Ligas amadoras do futebol de várzea.
Após anos e anos, o Ouro Preto, se mantém com o patrocínio dos próprios jogadores, para compra de Uniformes, Inscrições em campeonatos, viagens, etc.
A cada ano, a lista de jogadores que jogam ou já passaram pelo time aumenta ainda mais, fortalecendo a equipe e criando novos laços de amizade.
Eu, como um dos novos integrantes do time, posso dizer que no Futebol de Várzea muitos frutos podem ser colhidos dentre as muitas experiências e aprendizados vividos com respeito, amizade e confraternização com a própria equipe e com as outras pessoas envolvidas: adversários, árbitros, organizadores, etc.
Veja agora um pouco do que é o Futebol de Várzea e o que dizem pessoas envolvidas dentro e fora de campo.
Futebol de Várzea: O romantismo das margens
O futebol de Várzea em São Paulo nasceu às margens dos rios Tietê e Pinheiros, se tornando uma tradição que perdura há décadas, mesmo diante da diminuição dos campos. Nele é possível enxergar uma complexidade muito maior do que a simples paixão pelo futebol, afinal, se insere como importante elemento de cultura popular na paisagem urbana da cidade, além de uma poderosa ferramenta de integração social. Essa visão é mostrada em “Futebol de Várzea: O Romantismo das Margens”. Um documentário cheio de surpresas, paixão e emoção.
Produção de Alessandro Abate, Andrezza Oliveira, Grace Kelly Abdou, Mayra Barreto e Renata C. Houck.
Parte 1 - O Futebol de Várzea
Nenhum comentário:
Postar um comentário