Frases

"Sofrimento é passageiro, desistir é pra sempre"

11 de maio de 2010

Desrespeito x Sobrevivência

Ontem,  estava indo ao curso via linha verde do metrô. Ao chegar na estação Ana Rosa, me desloquei até a porta para deixar o vagão - quem conhece, sabe que a linha verde é a mais tranquila, sem muito tumulto.

Era cerca de 8h30 da manhã. Ao me dirigir a porta para sair do trem, estavam ao lado mais umas 3 pessoas aguardando a abertura da porta. E na parte de fora outras 4 pessoas aguardando para entrar. O raciocínio lógico permite concluir que quem esta de fora aguarda quem ta saindo para poder entrar. No raciocínio das pessoas, isso não funciona. Pelo menos aqui no Brasil.

Após a abertura da porta, uma senhora que estava na minha frente foi sair, e um indivíduo que estava do lado de fora, estava no caminho, já que o mesmo queria entrar no vagão. Como estava na direção da senhora, estes meio que se chocaram, e o rapaz ainda entrou de maneira agressiva, resmungando, antes mesmo que a segunda pessoa (no caso, eu) pudesse sair. Fiquei indignado e soltei um "espera sair para entrar, c#&*#!"

Essas atitudes são sempre alvo de reflexão, que para mim neste caso, EXTREMA falta de educação e desrespeito com o próximo. O tipo de coisa que em países desenvolvidos pouco acontece, e quando acontece quase 100% parte de imigrantes originados de países em desenvolvimento.

(...)

Este fato me lembrou uma situação ocorrida há cerca de 5 anos.

Estava eu no trem da CPTM à caminho da estação da Luz. Trem este que vinha de Guaianases, em horário de pico, porém, no contra-fluxo da maioria da população que ia sentido Luz-Guaianases.

Neste dia, algum problema aconteceu na estação de Itaquera, ao qual todos os trens em ambos sentidos só podiam fazer o trajeto até a estação Itaquera, e nesta pegar um novo trem para continuar a viagem..

Eu estava tranquilo, já que o trem não tinha lá muita gente. Só não esperava que ao parar em itaquera uma MULTIDÃO de pessoas invadisse o trem, sem que uma alma sequer pudesse pensar em descer do trem após a abertura da porta. Esta multidão, além de impedir a saída dos passageiros, ainda os esmagavam. Era literamente uma pessoa em cima da outra. Sem poder me mover, pensei "vou ter que ir até Guaianases para poder voltar novamente". Mas após 30 segundos esmagado e agoniado, fui surpreendido pela reabertura da porta do trem. Neste momento, criei forças para me debater entre as pessoas até conseguir "provocar" a minha saída do trem.

Esta situação é inesquecível. Mas aconteceu apenas uma vez comigo. Fico imaginando as pessoas que dependem desse meio de transporte e passam por isso diariamente. Neste caso, não é falta de educação, mas uma questão de SOBREVIVÊNCIA.

Isso é Brasil! Mas só UM dos problemas ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário