Nós temos costume de achar que “a grama do vizinho é mais verde que é nossa” ou que somos malsucedidos, ou que ganhamos pouco, ou que nossas vidas são mais duras que as dos outros, ou,... ou ... várias outras coisas que só nos fazem lamentar e se sentir pra baixo.
Neste final de semana, vi na televisão exemplos de superação e historias de vida que comovem e nos faz refletir sobre a real valorização da vida e do dinheiro.
Diariamente reclamamos sobre nosso trabalho, nosso chefe, nosso salário, nossa “falta” de dinheiro, nossa família, nossa casa, nosso bairro, nosso prefeito, nosso presidente, nosso país! Mas pergunto, o que VOCÊ faz para melhorar tudo isso?
Todos nós temos sonhos, desejos, ambições, mas de que maneira você age em busca de tudo?
Algumas pessoas fazem isso de maneira ilícita, roubando, matando, traficando drogas, corrompendo pessoas, etc. Mas não é através destes meios que alcançaremos os fins.
Ontem no programa do Luciano Huck, Caldeirão, mostrou no quadro “Lar Doce Lar” a história de uma mulher, mãe de 2 filhas que moravam em um terreno baldio e viviam com uma renda de R$ 300,00 por mês. A casa, mesmo em condições precárias, por dentro tinha uma organização e limpeza impecável, de dar inveja a residências de alta renda.
Esta mulher que já havia puxado carrocinha e catado papelão para reciclagem e recolhido restos de comida nas feiras, hoje podia oferecer um lar, educação e amor às suas filhas. Através da venda de doces e salgados, a mulher fazia a sua renda de R$ 300,00. Suas filhas, que nunca compraram sequer uma roupa, se vestiam com as doações recebidas por amigos e vizinhos. E as que não serviam, doavam a outras pessoas que também precisavam. As meninas além de espertas e estudiosas, se dedicavam a musica através de instrumentos como violino, violoncelo e canto.
Com um exemplo deste, volto a perguntar: Você está feliz? O que você faz para melhorar sua vida? E o que você faz para melhorar a vida de quem está ao seu redor?
Talvez nem saibamos, mas um simples sorriso já poderia satisfazer a vida de alguém em nossa volta. Ou seja, não é preciso muito para melhorar o ambiente que vivemos. Depende apenas da maneira que enxergamos o mundo e repassamos nossas experiências e conhecimentos. As dificuldades devem ser lidadas como aprendizado e não sofrimento. Positividade e motivação são o segredo do sucesso!
Por isso, antes de reclamarmos da vida, temos que identificar o que está ruim e por que está ruim. Só assim poderemos criar meios para melhorar e correr atrás dos nossos objetivos e sonhos.
Faça essa reflexão e descubra o que você pode fazer por você e pelo mundo.
Estou fazendo isso agora ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário