Esse é o titulo do livro de Tuta Carvalho, conceituado profissional de rádio e televisão, e também presidente da Rádio Jovem Pan.
Parece lógico o título, mas não é. Existem muitas pessoas, talvez a maioria ou não, que são egoístas e pensam em tirar proveito dos outros para sucesso pessoal. Se pararmos para pensar, todos nós já tivemos momentos de egoísmo, egocentrismo e “malandragem” para alcançar objetivos pessoais.
Acabo de assistir ao jogo da Final da Copa Libertadores da América, disputada entre Santos e Peñarol (Uruguai), onde este tema faz todo o sentido. A equipe do Santos que é formada de jovens jogadores, alguns com menos de 20 anos de idade, sem tanta experiência, mas com audácia, habilidade e maturidade de experientes.
Descontração, mas com seriedade...
Brincadeiras, mas com respeito...
Entusiasmo, mas com concentração...
Liberdade, mas com disciplina...
Na minha opinião, esse é o clima de trabalho existente no Santos. Clima de família e solidariedade. Clima de grupo e companheirismo.
Costumam dizer que o Técnico que perde jogo, mas o time que ganha. Eu acredito que o grupo todo ganha e o grupo todo também perde. E o grupo que eu digo, não é só composto pelos 11 titulares, 5 ou 6 reservas e a comissão técnica. O grupo é composto por massagistas, preparadores físicos, médicos, o Presidente, diretoria, roupeiros, etc...
O time de futebol é como uma Empresa. Quando ganha o título, é resultado de um trabalho bem feito. E este trabalho é devido à composição de todas as pessoas envolvidas. O time, o grupo, a equipe.
Neymar sozinho não ganha um título. Mas Neymar com Ganso, Edu Dracena, Elano, Danilo, Léo, Muricy e etc... quando em sintonia, sim, podem ganhar um titulo e ter sucesso. Uns são obviamente mais aparentes do que outros, devido a sua participação no resultado. Mas sempre estão no plural, nunca no singular.
Este exemplo do futebol é apenas uma referência ao tema do livro de Tuta Carvalho, que por acaso ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Mas com certeza é uma verdade que deve ser considerada por todas as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário