Frases

"Sofrimento é passageiro, desistir é pra sempre"

3 de agosto de 2010

Até que ponto a omissão de informações vale a pena?

Esta questão pode ser vinculada em diversas situações do dia-a-dia, por exemplo: a mãe esconder do filho a morte do bichinho de estimação ou mesmo seu chefe omitir de você novas estratégias da empresa.

No primeiro caso, muitas vezes a omissão é necessária com o objetivo de preservar uma das partes. No entanto, no segundo caso a omissão de informações pode de alguma maneira prejudicar, e muito, a saúde de uma empresa ou de um departamento.

Isso não quer dizer que todos os funcionários devem participar de reuniões do Conselho ou das decisões estratégicas da empresa. Porém, as pessoas chaves deveriam SIM fazer parte das decisões tomadas pela Diretoria.

Por mais conhecimento ou experiência que as pessoas no topo da pirâmide possam ter, são as pessoas que estão na base que podem dar sugestões de melhorias na operação ou dizer se aquela estratégia pode funcionar ou não na vida real.

De que adianta ter o produto considerado “perfeito”, se a estratégia criada não condiz com a realidade do consumidor?

E quem pode saber o que o consumidor realmente quer? Quem está no supermercado, em contato diário com o consumidor, fazendo pesquisas, ou o CEO?

O mesmo acontece internamente numa empresa. Quem tem condições de dizer se um funcionário tem o perfil para uma função? O seu supervisor direto ou o Presidente?

Estratégias omissas podem também desmotivar a equipe, que fica apreensiva com possíveis novidades. Em sua maioria, negativas.

Portanto, acredito que para todos os casos, os líderes em todos níveis devem participar da tomada de decisão de uma empresa. Pois são eles, que poderão transmitir de uma maneira clara e positiva as decisões aos seus subordinados, evitando assim, o pronunciamento da famosa “rádio-peão”.

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