Acabei de assistir ao programa Kitchen Nightmares. Para quem não conhece trata-se de um programa onde Gordon Ramsay, a conceituado Chef de cozinha dos EUA, presta consultoria a estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes, que por algum motivo não estão dando certo ou já estão à beira da falência.
Para quem tem restaurante, lanchonete ou algum negócio ligado a alimentação é ótimo. Para quem trabalha nestes lugares também. Mas não apenas para estas pessoas, o programa é excelente para o aprendizado sobre Gestão de Negócios e Pessoas.
Apesar do jeito turrão de Gordon Ramsay tratar os consultados, gritando e muitas vezes xingando, a visão que ele tem é absurdamente profissional e qualificada. Ele faz criticas e comentários que quem está ali dentro não percebe, o que faz com que o negócio não vá para frente. Não bastante, além de criticar ele re-cria um novo cardápio, reforma o estabelecimento e estabelece as funções de acordo com as características de cada funcionário, já que não é só porque eu gosto de cozinhar que eu vou ser um bom Chef de cozinha em um restaurante movimentado.
No Brasil, faltam programas como esse, onde o objetivo não é só aparecer na televisão como um mega-empresário e contratar um novo funcionário qualificado pra sua empresa ganhando X mil reais por mês, após alguns dias de provas em grupo, como o famoso Aprendiz.
Programas a qual promovam e qualifiquem pequenos e médios negócios brasileiros, poderiam ser um caminho para reduzir a taxa de mortalidade das empresas, qualificar profissionais de tal negócio, contribuir para o crescimento econômico do país e oferecer conhecimento aos espectadores que de alguma maneira aprendem sobre Gestão.
Talvez pudéssemos parar de copiar Reality Shows com propósitos apenas de fama e dinheiro, como Big Brother e Ídolos, e pudéssemos copiar programas que promovam cultura e propósitos de educação e crescimento econômico.
Quem sabe um dia ...